Astrônomos britânicos fazem mutirão

Astrônomos britânicos fazem mutirão para procurar por ETs


Enquanto poucos cientistas ainda declaram que a vida em todo o Universo é exclusividade da Terra, astrônomos britânicos montaram um rede de especialistas para promover a procura por inteligência extraterrestre, disse a Sociedade Astronômica Real na sexta-feira, 5 de julho.
O grupo é composto por acadêmicos de 11 instituições britânicas, os quais irão analisar dados de radio

Rádio Telescópio Jodrell Bank, no Reino Unido.
 telescópios e trocar idéias sobre como melhor detectar sinais vindos de outras civilizações, para então interpretá-los.
Batizada de UK SETI Research Network – UKSRN, a organização conta com Martin Rees, astrônomo Real, que anteriormente foi presidente da academia de ciências Royal Society, da Grã-Bretanha.
A UKSRN apresentou seu trabalho na conferência anual da Sociedade Astronômica Real, em Edinburgh, na sexta-feria.
Os astrônomos do Instituto SETI dos Estados Unidos tem procurado por sinais de vida inteligente além do nosso sistema solar desde 1984.  Eles alegam não ter encontrado nenhum sinal e ainda assim o interesse na procura permanece forte, impulsionado pela detecção de planetas orbitando estrelas distantes e pela redução de custos no monitoramento de ‘ruído de fundo’ do espaço profundo.
Recentemente o Reino Unido comissionou 7 rádio telescópios para o projeto SETI (e-MERLIN), no Observatório Jodrell Bank, próximo a Manchester.
Anteriormente, “o equipamento requerido para peneirar os dados era muito caro e pouco comum, mas nossos telescópios modernos são potencialmente capazes de conduzir estes tipos de observações normalmente,” disse Tim O’Brien de Jodrell Bank.
Fonte das informações: Agence France-Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário